quarta-feira, 15 de abril de 2009

CARACTERÍSTICAS DO AUTOR E SUAS OBRAS








Simbolista e parnasiano, nos primeiros livros, e modernista nos subseqüentes, deixou em todos a marca da cor, da luminosidade fulgurante, realizando uma poesia gráfica e nítida. Andrade Murici classificou-o como um humanista da boa tradição greco-latina. Espírito da renascença fecundado por um tropicalismo verbal. Escreveu ora poemas concisos e diretos, ora peças plenas de força, dinamismo e efusão que desbordavam pelo retórico e pelo grandiloqüente.

Assim são "Epigramas Irônicos e Sentimentais" e "Toda a América", os livros mais expressivos de sua obra poética moderna. Nesta última obra, de versos amplos, de ritmos libérrimos, e de acentos que remontam a Walt Whitman e Verlaine, vale-se de um "sincretismo poderoso em que a América surge como um mundo de energias virgens e crepitantes" - na frase de Tristão de Ataíde.

Há, em "Toda a América" um "uso intenso de metáforas e um paroxismo que faz pensar nas pulsações da febre", repara Agripino Grego. Observe-se, no entanto, que a nota pan-americana de Ronald de Carvalho corresponde a uma transposição ao plano continental do espírito nacionalista da "Poesia Pau Brasil", inventada por Oswald de Andrade, e cujos versos, ao contrário dos do autor carioca, vinham caracterizados pela síntese e pela secura da linguagem.
Em Ronald havia o predomínio da inteligência sobre a emoção. Sob o signo do cálculo, compôs seus versos. Daí praticar "uma poesia de supercivilizado", como acertadamente registra Vinícius de Morais.

Ronald participou ativamente dos embates modernistas em torno da renovação poética brasileira.
No campo da literatura, além de poesia, Ronald de Carvalho dedicou-se aos ensaios, à crítica literária, e aos estudos de história da literatura.
As obras de maior destaque nesses campos foram: Espelho de Ariel (1923) - Critica literária;Pequena história da literatura brasileira (1919)
Alguns poemas em destaque:
  • O Mercador de Prata, de Ouro e Esmeralda
  • Epigrama
  • Uma noite em Los Andes
  • Sabedoria
  • Brasil
  • Luz Gloriosa (1913)
  • Pequena História da Literatura Brasileira (1919)
  • Poemas e Sonetos (1919)
  • Epigramas Irônicos e Sentimentais (1922)
  • Toda a América (1926)

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